Você completou 0% deste questionário
Atenção: a execução do JavaScript está desativada no seu navegador ou para este site. Você pode não ser capaz de responder a todas as perguntas nesta pesquisa. Verifique os parâmetros do seu navegador.
Coleta e identificação de minerais

Uma das melhoras formas de conhecer o planeta em que vivemos é por meio dos materiais que o constituem, principalmente, os mais superficiais. A presença de diferentes minerais e rochas pode fornecer informações muito importantes sobre as características da Terra e, mais precisamente, da região em que vivemos, uma vez que são formados, naturalmente, por processos geológicos.

Os minerais são os principais constituintes das rochas e podem ser encontrados em todo o planeta Terra, desde a crosta terrestre até suas camadas mais internas.

é comum que haja confusão na hora de diferenciar um material de outro, pois tanto as rochas quanto os minerais que possuem importância econômica podem ser chamados de minério. A diferença principal é que rocha é um agregado consolidado de minerais (uma mistura), enquanto mineral é um sólido homogêneo.

A geologia utiliza um conceito restrito de mineral: um sólido inorgânico natural que possui uma composição química definida, ou seja, uma combinação específica de elementos químicos. Além disso, apresenta uma estrutura cristalina ordenada, que, em outras palavras, significa dizer que os átomos desses elementos químicos estão organizados de uma forma regular repetitiva, formando um padrão tridimensional, também chamado de cristal. Essa característica, somada à composição química dos minerais, faz com que eles sejam únicos no reino mineral e recebam um nome específico, além de propriedades físicas e químicas que podem ser facilmente utilizadas para diferenciá-los.

Neste guia, você encontrará diversos procedimentos que o ajudarão a identificar amostras de minerais que poderão ser coletadas em sua escola ou em outros locais, como praças, calçadas, leitos de rios, praias, entre outros. Os dados fornecidos por cientistas cidadãos sobre minerais encontrados em determinada região são de extrema importância para diversas áreas do conhecimento e podem auxiliar a exploração, o mapeamento geológico e o aproveitamento sustentável desses recursos naturais.